quarta-feira, junho 06, 2007

Equador lança campanha para manter reserva de petróleo inexplorada!!

Trouxe para aqui uma notícia que mostra que o petróleo já não é solução e que cada vez menos o será.
O governo do Equador lançou uma campanha internacional para conseguir recursos com o objetivo de manter inexplorado o petróleo da reserva Yasuní, na Amazônia equatoriana, e declará-la reserva mundial do meio-ambiente.
"Nossa primeira opção é deixar o petróleo em terra, mas se não for possível, exploraremos ele com tecnologias de ponta e minimizando os impactos ambientais", disse Correa em um ato realizado na noite de ontem durante o lançamento da campanha "Manter o petróleo em terra, um desafio para o Equador e o mundo".
Além disso Correa afirmou que "o mundo deve saber que o Equador fará um imenso sacrifício para deixar seu petróleo em terra, estamos dispostos a assumir o sacrifício e o custo".
A iniciativa, inédita em 40 anos desde o início da exploração petrolífera no país, busca deixar intacto o petróleo do bloco ITT (Ishpingo, Tambocoha, Tiputini), localizado no Parque Nacional Yasuní, considerada uma das zonas de maior biodiversidade do mundo.
O Parque Nacional Yasuní, com uma área de 980 mil hectares, foi declarada pela Unesco, reserva mundial de meio-ambiente em 1989, pois abriga quase 40% dos mamíferos e 44% das aves de toda a Amazônia. Na reserva vivem, também, voluntariamente, os povos indígenas.
"Não nos pagam pelo oxigênio de Yasuní, desfrutamos desse bem sem pagar. O oxigênio é um bem público", disse o presidente e acrescentou que por esse motivo se espera que pelo menos o Equador seja compensado por não explorar o petróleo.
"Devem compensar o que tem valor e não o que tem preço", afirmou. A indenização internacional viria de trocas e doação de dívida externa.

fontes: ANSA - 05/06/2007 13:24