quinta-feira, junho 07, 2007

Porque sou contra uma central nuclear em Portugal


. Energias Renováveis - Portugal tem uma localização priveligiada para a exploração das energias renováveis. A hídrica vai andando mas a das marés nem por isso, e há que investir no que dá.

. Portugal só precisa de 20 % da energia nuclear - a energia nuclear só fornece energia eléctrica, pelo que, a dependência dos combustíveis fósseis não se extinguirá e, pelo que, Portugal só nessecitará de 20 % dessa energia.

. A energia nuclear é muita mais cara, ao contrário do que muitas pessoas pensam a energia nuclear será mais cara, cerca de 10/12 cent, sendo apenas ultrapassada pelos paineis fotovoltaicos.

. Produção limpa ????- Embora esteja de acordo com o Protocolo de Quioto, não é totalmente limpa, no que toca à exploração de urânio e ao seu transporte.

. Abastecimento comprometido- Portugal fica sujeito a bloqueios como o que aconteceu com a Rússia que cortou o gás (aquilo que o professor contou na aula).

. Dependência da tecnologia importada- Portugal não possui tecnologia e técnicos que possam fazer funcionar a central sem grandes riscos, pelo que vai ter de importar e, como tal, depender. Ou seja, a dependência continua.

. Europa aposta cada vez menos nas centrais nucleares- A Espanha não se sente entusiasta com as centrais e pretende reduzir ao máximo. As únicas centrais que estão a ser construídas são da Finlândia e da Roménia.

. Longevidade dos resíduos- Ainda não se sabe o que s há-de fazer aos resíduos e acho uma irresponsabilidade e uma injustiça muito grande deixarmos esta cruel dívida ao nosso futuro.

. Longevidade do urânio- O urânio não durará mais que algumas dezenas de anos, portanto não vale a pena investir.

. Riscos associados ao transporte e armazenamento dos resíduos nucleares- Os resíduos são muito perigosos, o transporte é um risco e a produção de energia em si pode se tornar num pesadelo.

. Tempo de construção- O tempo de construção de uma central nuclear em Portugal durará cerca de 15 anos pelo que acho inútil darmo-nos a esse trabalho, é muito melhor investir em energias renováveis.

. Custo de desmantelamento das centrais- O desmantelamento além de ser perigoso é caro, assim como a deposição dos resíduos.

. Secretismo e estímulo ao militarismo- Evidentemente o enriquecimento de urânio pode levar tanto á produção de energia comoá produção de armas, e isso levaria a uma corrida ao armamento, porque se o meu inimigo tem uma arma dessas eu também tenho de ter

.Terrorismo- Há uma certa probabilidade de ser atractiva para os terroristas, já tivemos o caso da Inglaterra, em que se descobriu que estava a ser planeado um ataque á central.

. Problema da localização- A localização de uma central deve ser num local com muita água e com segurança a n´vel geológico. Ora acho que vai ser uma tarefa difícil para escolher o lugar. Embora já tenha ouvido rumores da possível localização ser aqui em Fafe



fontes: Trabalho de filosofia de Ana Teresa, Ana Margarida e Sandra