Fafe... o mestre do vento
O Parque Eólico de Fafe, o maior do país.
O Jornal de Negócios adianta que, de acordo com um comunicado do Ministério da Economia, o parque tem uma potência de 80 megawatts (MW) e representa 10 por cento da potência total instalada em energia eólica. Ou seja, trata-se do maior parque do país, instalado até ao momento.
De salientar que a produção anual de energia estimada é de 180 gigawatts (GWh), representando o dobro do consumo em baixa tensão do concelho de Fafe e 40 por cento superior ao consumo total.
O Governo português iniciou o concurso para a atribuição de mais potência eólica em Portugal. No total, serão atribuídos 1.700 MW, 1.500 dos quais em duas etapas e exclusivamente dedicados aos «clusters». Independentemente do número de propostas que surjam, serão atribuídas licenças para apenas dois «clusters» em tranches de 1.000 MW e 500 MW, respectivamente.
O vento tem vindo a tornar-se uma óptima fonte de energia primária para a produção de electricidade, apresentando custos externos e sociais muito baixos. Aliás, prevê-se mesmo que, a curto prazo, entre 2006 e 2010, a energia eólica possa competir com a produzida a partir dos combustíveis fósseis.
fonte:publicado por Int em 22/09/05 - 20:37 (fonte:ciberia)
2 Comments:
é importante mostramos a importancia das energias renovaveis e como a nossa pequena cidade ja investe nessa tecnologia. muito bem
6:03 da manhã
concordo com a margarida, é necessário mostrar a importancias das energias renovaveis. 'Fafe é um exemplo a seguir'. :)
8:07 da manhã
Enviar um comentário
<< Home